A drenagem linfática para gestantes é indicada principalmente para diminuir os inchaços. Isso acontece porque ela colabora para a eliminação da retenção de líquidos em pontos específicos do corpo da mulher.

Muito comum no período da gestação, esses desconfortos acontecem porque o corpo passa por diversas modificações nessa fase.

Essas alterações incluem a produção de mais hormônios, a compressão de vasos sanguíneos devido ao crescimento do bebê, entre outros fatores.

Dessa forma, a drenagem linfática é uma importante aliada para combater o inchaço e a fadiga física. Neste post trazemos para você 4 benefícios da drenagem linfática para gestantes. Acompanhe!

O que é drenagem linfática para gestantes?

Esse tipo de drenagem consiste na técnica de deslizamento em pontos específicos no corpo da gestante. Essas áreas compreendem pernas, pés, braços, costas, face e pescoço.

Na barriga são feitos movimentos leves e circulares, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

É extremamente recomendado que a massagem em grávidas seja feita por profissional habilitado. Isso porque a barriga, as costas e os pés têm pontos estimulantes que podem provocar um parto prematuro.

Além disso, é preciso o aval do médico obstetra para fazer a massagem. Alguns liberam a drenagem linfática na gestação logo no início da gravidez, e outros a partir do terceiro mês.

Quando não é indicado fazer drenagem linfática na gestação?

A drenagem linfática para grávidas é indicada para todas as gestantes, mas em alguns casos, ela não é recomendada. Veja:

  • para mulheres com trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático;
  • para grávidas que tenham hipertensão não controlada;
  • gestantes com insuficiência renal.

Dessa forma, as gestantes que não fazem parte desses quadros clínicos podem desfrutar da massagem.

Quais os principais benefícios da drenagem linfática para gestantes?

Além da sensação de bem-estar, conforto e relaxamento, a drenagem linfática para gestantes proporciona os benefícios abaixo. Acompanhe!

1. Diminuição do risco de desenvolver varizes

A drenagem estimula a circulação sanguínea e a descompressão dos vasos. Isso evita o aparecimento de varizes, comuns durante a gravidez.

2. Redução do inchaço nas pernas e pés

Com a drenagem, os excessos de toxinas no organismo são liberados naturalmente por meio da urina. Isso também contribui para a melhora das defesas do organismo da gestante.

3. Melhora da circulação sanguínea

Com a drenagem linfática manual percebe-se uma melhora na circulação sanguínea, pois essa é estimulada por meio dos movimentos da massagem.

4. Melhora da nutrição das células e dos tecidos

A drenagem linfática para grávidas também proporciona uma melhora na nutrição das células e tecidos do corpo, contribuindo para uma boa aparência da pele.

A drenagem linfática também é indicada no pós-parto para a eliminação do excesso de líquidos do organismo. Isso também colabora para melhorar as defesas imunológicas da mulher.

Se você gostou deste post sobre 4 benefícios da drenagem linfática para gestantes e quer saber nossos preços, entre em contato conosco!