O Brasil é considerado um dos países de referência quando se fala em cirurgia plástica, pois está no topo do ranking dos países que praticam esse tipo de procedimento.

Os procedimentos mais procurados são a prótese de silicone para aumento da mama, a lipoaspiração e a abdominoplastia.

cirurgia plástica

Neste artigo vamos falar de cada uma delas, além de outras coisas que são importantes você saber se estiver interessada neste tratamento.

O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é uma das especialidades da medicina e possui uma grande área de atuação.

Tem como objetivo tratar patologias e traumas e, também, melhorar esteticamente o corpo das pacientes.

Quais são os tipos de cirurgia plástica?

Há dois tipos de procedimentos, que são usados de acordo com sua finalidade: a cirurgia plástica estética e a reparadora.

A cirurgia plástica estética tem como função melhorar a aparência de uma pessoa, em determinada região do corpo.

Sua aplicação não se restringe apenas a embelezar o corpo. Ela também ajuda as pessoas que têm algum tipo de problema físico que esteja causando algum prejuízo de ordem psicológica ou motora.

São exemplos da cirurgia plástica estética a rinoplastia (plástica de nariz), lipoaspiração, implante de prótese de silicone nos seios.

Já a cirurgia plástica reparadora possui a finalidade de corrigir lesões, defeitos congênitos ou adquiridos, melhorando a qualidade de vida da paciente.

Como exemplos desse procedimento temos a correção da fenda palatina, mais conhecida como lábio leporino, enxertos de pele em pessoas com queimaduras e reconstrução de mama para mulheres que tiveram câncer.

Quando optar pela cirurgia plástica?

Antes de pensar em fazer uma cirurgia plástica, para fins estéticos, é preciso que se informe bem sobre todas as implicações que o procedimento terá, tanto no pré quanto no pós operatório.

Quem está pensando em fazer uma cirurgia plástica precisa saber que há um tempo para o planejamento desse procedimento.

Se o objetivo for um corpo mais definido e esbelto, por exemplo, é necessário que a pessoa procure ajuda médica antes da cirurgia para conseguir emagrecer com saúde e encarar o procedimento cirúrgico.

Um ponto a ser levado em conta na hora de pensar em fazer uma cirurgia plástica, são as cicatrizes deixadas pelo procedimento, que podem ser extensas, dependendo do que for feito.

Também devem ser consideradas as recomendações passadas pelo médico, após a cirurgia, para que a paciente tenha uma boa recuperação e não coloque em risco o resultado do procedimento.

Cuidados recomendados

Quando se decide fazer uma cirurgia plástica é preciso tomar alguns cuidados para que o procedimento não se transforme em um pesadelo.

Procure se certificar que o médico seja especializado em cirurgia plástica, além de fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Se possível, procure por médicos indicados por pessoas conhecidas que já tenham passado pelo mesmo procedimento.

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a cirurgia plástica, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber também.