Engana-se quem acredita que os benefícios da drenagem linfática se resumem às questões estéticas. A prática dessa massagem traz diversas vantagens para a saúde, principalmente devido à eliminação de toxinas pelo organismo.

Assim, o potencial da drenagem é enorme, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de quem investe nesse cuidado com o corpo.

Ao longo desta leitura eu trago 5 benefícios da drenagem linfática que você não sabia. Acompanhe!

1. Alivia os sintomas da TPM

Nós mulheres sabemos que a fase menstrual é um período bem difícil. Os incômodos começam com as cólicas, dores de cabeça e depois com os inchaços nas pernas, já no período menstrual.

A drenagem linfática atua eliminando esses inchaços, o que contribui para que o efeito da sensação de "peso nas pernas" seja amenizado. O corpo livre das toxinas também diminui as chances do aparecimento de dores de cabeça e de mal estar geral.

2. Contribui para a beleza dos cabelos e da pele

Como a drenagem linfática elimina as toxinas do organismo através da urina, também são eliminadas outras substâncias inimigas da beleza, a exemplo de toxinas que causam a acne e também a oleosidade na pele e no couro cabeludo.

Além disso, a circulação sanguínea é estimulada, favorecendo o vigor das células, que passam a se renovar mais rapidamente, dando vigor aos tecidos da derme.

3. Reduz o estresse e relaxa

Como a drenagem é feita com movimentos leves, ela ajuda a relaxar todo o corpo, favorecendo a sensação de bem-estar geral e relaxamento profundo.

4. Redução de Edemas

Você sabia que o inchaço é um edema? Ele pode ser potencializado pela alimentação irregular, pela falta de exercícios físicos e por outros fatores, inclusive genéticos.

Para combater esses males, a drenagem linfática é indicada, já que ela reduz o inchaço à medida que elimina as toxinas do organismo.

Vale ressaltar que os resultados podem ser potencializados com a ingestão diária de líquidos e uma alimentação saudável.

5. Contribui com o pós-cirúrgico

A drenagem linfática após procedimentos cirúrgicos é fator essencial para uma melhor recuperação da paciente. Ela é capaz de minimizar:

  • Hematomas;
  • Edemas;
  • Formações de fibroses;
  • Seromas.

Quantas sessões de drenagem linfática preciso fazer?

Para ter bons resultados, é preciso que você mantenha uma regularidade nas sessões. Por isso, eu indico a massagem de 2 a 3 vezes na semana. Dessa forma, você garante uma boa manutenção, e evita que o acúmulo de líquidos e toxinas causem mal-estar e outros males, a exemplo do favorecimento da aparição da celulite e da retenção de líquidos.

Lembre-se de sempre contar com a ajuda de uma profissional habilitada, pois isso é essencial para garantir os melhores resultados.

Além disso, é importante manter hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos de forma regular.

Como vimos, os benefícios da drenagem linfática vão além dos fatores estéticos, trazendo vários benefícios para a saúde.

Se você gostou deste post sobre 5 benefícios da drenagem linfática que você não sabia, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre o assunto!