Um dos maiores vilões para a nossa saúde é o açúcar branco. Por isso, muitas pessoas buscam alternativas naturais para adoçar suas refeições.

O adoçante Xilitol é um dos mais procurados atualmente, pois se parece e tem gosto de açúcar.

xilitol

Neste artigo, você vai saber a verdade sobre o Xilitol, se ele faz mal ou não.

O que é Xilitol?

O Xilitol é um adoçante natural, geralmente extraído das fibras de frutas e vegetais.

Sua estrutura molecular tem a capacidade de estimular os receptores responsáveis pelo sabor doce na língua.

Pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e na internet, geralmente em pó.

Benefícios do Xilitol

O Xilitol possui diversos benefícios. Apesar da aparência semelhante ao açúcar, possui 40% menos calorias e índice glicêmico baixo.

Por isso, o Xilitol é bom para quem está em dieta para perder peso ou, simplesmente, deseja manter uma alimentação mais saudável.

Sob orientação médica, até mesmo quem é diabético pode usar o Xilitol sem prejuízo para o controle da taxa de glicose no sangue.

Estudos científicos apontam que o uso de Xilitol ajuda na saúde bucal, pois elimina o principal alimento das bactérias nocivas aos dentes, a glicose, que é ingerida com alimentos com açúcar.

Xilitol ou Eritritol

O Xilitol e o Eritritol são muito parecidos, mas possuem diferenças principalmente na forma de produção e como funcionam no organismo.

O Eritritol é obtido pela fermentação de algumas frutas e cogumelos e possui uma quantidade menor de calorias por grama, se comparado ao Xilitol.

Também possui baixo índice glicêmico e não eleva o nível de açúcar no sangue, mas se consumido em excesso pode causar náuseas.

Xilitol ou Stévia

O Stévia é obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni e tem o poder de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar branco.

Pode ser encontrado em gotas ou em pó.

A principal diferença em relação ao Xilitol é o gosto amargo que ele deixa na boca, diferente do Xilitol que tem gosto semelhante ao do açúcar normal.

Xilitol faz mal?

Se for consumido dentro da quantidade recomendada, que é de 20 gramas por dose, e até 60 gramas por dia, o Xilitol é bem tolerado pelo organismo.

Mas, seu uso em excesso pode acarretar diarréia e inchaço abdominal.

Sendo cuidadosa, é possível desfrutar de todos os benefícios do Xilitol, se tornando uma boa alternativa para substituir o açúcar branco em todas as refeições.

Concluindo, o Xilitol é uma substância que pode ser usada por todos, inclusive diabéticos, crianças e grávidas.

Ele só não é recomendado para cães, pois o organismo deles confunde com glicose e produz muita insulina. Portanto, mantenha longe do seu animal de estimação.

Se você gostou de conhecer sobre o Xilitol e seus benefícios, compartilhe em suas redes sociais.