O chá de hibisco é o novo queridinho das mulheres para perder peso. Se ingerido todos os dias, aliado à prática de exercícios físicos e a uma alimentação saudável, ele pode fazer você perder até 4 quilos em 15 dias!

chá de hibisco

Mas, seus efeitos positivos não param por aí! A bebida possui várias substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas. Isso significa que essa bebida protege o coração e contribui para evitar o acúmulo de gorduras em todo o organismo.

Ao longo desta leitura eu trago para você 5 curiosidades sobre o chá de hibisco. Acompanhe abaixo!

1. Diminui a absorção de carboidratos

A bebida contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, substância responsável por transformar o amido em açúcar.

O ideal é ingerir o chá de hibisco depois das refeições. Isso vai ajudar o seu organismo a reduzir a absorção de carboidratos e, aos poucos, você vai perdendo medidas e gordura!

2. Auxilia na saúde do coração

A perda de gordura acontece também nas artérias que levam o sangue ao coração. Além disso, o chá possui efeito vasodilatador e cardio protetor.

A bebida também possui enzimas que ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e diminuir o colesterol LDL (considerado ruim), triglicérides e a pressão arterial.

3. Tem ação diurética

Quem sofre com a retenção de líquidos agora pode contar com essa bebida para eliminar o inchaço.

Estudos mostram que o flavonoide quercetina, encontrado no chá de hibisco é um dos nutrientes que auxilia na eliminação de toxinas e outros líquidos indesejados do organismo.

4. Diminui a gordura no quadril e abdômen

Nós mulheres sabemos que o quadril e o abdômen são as regiões onde a gordura localizada teima em aparecer, não é mesmo?

O chá de hibisco favorece a queima de gordura nessas regiões. Apesar dos pesquisadores ainda não terem chegado a uma conclusão definitiva sobre como isso acontece, ficou evidente que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina colabora de forma efetiva para a redução do acúmulo de gordura nessas regiões.

5. Fonte de vitaminas e minerais para o organismo

O chá de hibisco é rico em fibras, proteínas, ácido fólico, potássio, fósforo, cálcio, ferro, carboidratos, magnésio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina A.

A vitamina C presente no chá ajuda a prevenir resfriados. As outras vitaminas ainda ajudam na saúde da pele, combatendo o seu envelhecimento precoce.

Além disso, a saúde dos ossos é favorecida pelo cálcio. Outro benefício é que o chá de hibisco inibe a formação de células cancerígenas, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia.

Como preparar o chá de hibisco

O chá de hibisco não pode ser preparado com a flor do seu jardim. Isso porque, ele é feito das flores e botões do Hibiscus Sabdariffa, espécie diferente dessa que você encontra na sua casa, praças e jardins.

Sabendo disso, o melhor é comprar o chá em farmácias ou supermercado.

  • Ferva 1 litro de água;
  • Assim que levantar fervura, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês);
  • Tampe e deixe descansar por 5 minutos;
  • Coe e já pode consumir.

Dica importante: evite reaquecer o chá. Quando você faz isso, acaba diminuindo os efeitos terapêuticos da planta.

Contraindicações

Gestantes, lactantes e pessoas com pressão baixa não devem ingerir o chá de hibisco.

Além disso, é importante não exagerar no consumo dessa bebida, já que ela pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.

É sempre bom lembrar que seu médico de confiança deve ser consultado em casos de mudança de dieta e ingestão de qualquer alimento que possa causar efeitos colaterais.

Para potencializar os efeitos do chá de hibisco, mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios físicos regularmente. Alie o chá com o tratamento da drenagem linfática para ajudar na eliminação das toxinas do organismo.

Se você gostou deste post sobre chá de hibisco, deixe um comentário logo abaixo!